quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Introdução: Uma pequena parte do que podemos oferecer com o trabalho.

A luz é o que nos permite enxergar. Durante muito tempo, aliás, seu estudo foi subordinado ao da visão. Assim, uma das teorias da antiguidade explicava a visão não pela penetração da luz no interior do olho, mas por uma emanação do olho que apreenderia o objeto observado, à maneira do movimento de preensão da mão. Essa teoria não explicava, contudo, nossa incapacidade de ver na escuridão. Após várias tentativas de interpretação da visão pela interpretação de diversos elementos independentes – como a luz, a imagem do objeto percebido e uma emanação do olho -, a teoria que foi finalmente aceita no final da Idade Média difere pouco daquela geralmente admitida em nossos dias: a luz é uma entidade física, uma forma de energia que é omitida por certos corpos e que se propaga livremente no espaço até se chocar com o objeto
Observado, que a envia então para o olho. A informação fornecida ao cérebro, o qual, por um mecanismo ainda não totalmente compreendido hoje, processa essas informações e constrói uma imagem mental do objeto a partir dos dados visuais, daqueles fornecidos por outros órgãos de percepção, do ambiente e de nossas experiências.       
    A óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz. Devido ao fato do sentido da visão ser o que mais contribui para a aquisição do conhecimento, a óptica é uma ciência bastante antiga, surgindo a partir do momento em que as pessoas começaram a fazer questionamentos sobre o funcionamento da visão e sua relação com os fenômenos         ópticos. 
A óptica é dividida em duas partes:


Geométrica

Parte que estuda os fenômenos luminosos sem considerar a natureza da luz.
Física

Parte que estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas à natureza da luz.


    Teremos conhecimento também, sobre os princípios fundamentais da óptica, no qual temos: Princípio da reversibilidade, Princípio da independência dos raios de luz e Princípio da propagação retilínea da luz. Analisaremos seus princípios mais detalhados no decorrer deste estudo. Além disso, veremos os meios de propagação da luz (transparentes, translúcidos e opacos), o que é um meio homogêneo e isótropo, os feixes de luz monocromáticos e policromáticos. A refração e reflexão da luz e suas leis, os tipos de espelhos e por fim, o que a ocorre na mente.

Fotos de apresentações em feiras de ciências


 Feira Em Florianopolis


André (Esquerda), Prof. Muriel, e Sérgio


Trabalho apresentado em Ituporanga

Demonstração de uma ilusão